Questões Cosmológicas (o blog)

O conhecimento é uma estrada em aberto, onde a cada nova trilha                            descoberta, surgem novas perspectivas… sobre o próprio caminho.

astronomia1Prazer, meu nome é Cesar Pinheiro — na década  de 70 o céu foi a minha diversão predileta e fiz    o curso de graduação na UFRJem Astronomia.  Apesar de atualmente não trabalhar na área o interesse continua presente, e nas horas vagas, a Internet ajuda a saciar essa… “sede inesgotável”.  Considero a natureza um desenvolvimento inato do Universo … e a Vida um processo biológico evolutivo…cuja finalidade recursiva de entender    a si própria (consciência) a ciência tenta melhor aproveitar; para dela assim se fazer merecedora.

Quanto mais nos tornamos íntimos do Universo – conhecendo seus segredos, e revelando seus mistérios – mais compactuamos com sua grandeza ‘infinita’. Sim, para nossa alegria, o cosmos é muito maior do que podemos imaginar. O Ser Humano – verdadeiro guardião da vida no planeta – apesar de ainda não totalmente consciente desse fato – procura suas respostas imediatas, dentro de uma sociedade que não cultiva essa liberdade de pensar.

São muitas contas pra pagar… muitas metas pra se                                                      alcançar…e, é claro…muitos tropeços pelo caminho.

Escravo de seus próprios instintos – talvez…quem sabe…um olhar diferente possa reverter esse labirinto. Não que o primitivismo leve de volta ao paraíso nem que o positivismo abra todas as portas do futuro, como num passe de mágica. Mas a consciência…Sim!…é a chave de um novo (velho) destino…tão procurado por Galileus e Giordanos ao longo do caminho.

Querendo assim…que tal aconteça, se faz necessária uma prática que…unindo natureza ao social… liberdade à justiça… contingência à expectativa… luz à ciência… – faça desse ‘novo horizonte’, a síntese (transcendental) dos sentidos – que juntando assuntos de interesse geral…reflita a coerente “perspectiva” (mais objetiva possível) de suas diversas áreas afins.

Em suma…esse blog procura ser um espelho fiel de tudo aquilo que acredito          relevante para alimentar o conhecimento – e assim…questionar acerca das      ‘profundezas da existência’. Afinal, a vida é uma inesgotável fonte do saber.

Sobre Cesar Pinheiro

Em 1968, estudando no colégio estadual Amaro Cavalcanti, RJ, participei de uma passeata "circular" no Largo do Machado - sendo por isso amigavelmente convidado a me retirar ao final do ano, reprovado em todas as matérias - a identificação não foi difícil, por ser o único manifestante com uma bota de gesso (pouco dias antes, havia quebrado o pé uma quadra de futebol do Aterro). Daí, concluí o ginásio e científico no colégio Zaccaria (Catete), época em que me interessei pelas coisas do céu, nas muitas viagens de férias ao interior de Friburgo/RJ (onde só se chegava de jeep). Muito influenciado por meu tio (astrônomo/filósofo amador) entrei em 1973 na Astronomia da UFRJ, onde fiquei até 1979, completando todo currículo, sem contudo obter sucesso no projeto de graduação. Com a corda no pescoço, sem emprego ou estágio, me vi pressionado a uma mudança radical, e o primeiro concurso que me apareceu (Receita Federal) é o caminho protocolar que venho seguindo desde então.
Esse post foi publicado em apresentação. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Questões Cosmológicas (o blog)

Deixe um comentário